Caso Davi: após conclusão de inquérito, MP-BA pede informações e documentos à polícia
01/04/2025
(Foto: Reprodução) Menino de 12 anos desapareceu em 2021, na cidade de Itiúba. Polícia concluiu inquérito em março deste ano e família contesta versão das autoridades. Polícia conclui que menino Davi se perdeu na mata e morreu de causas naturais na Bahia
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou, nesta terça-feira (1º), que solicitou informações e documentos sobre o caso Davi Lima à Polícia Civil. O garoto de 12 anos desapareceu em 2021, na cidade de Itiúba. Em março deste ano, o inquérito foi finalizado e a polícia concluiu que não houve crime, o que é refutado pelos familiares.
Davi Lima desapareceu no dia 28 de março de 2021, enquanto passava férias na cidade. Apesar de terem sido feitas buscas com cães farejadores, drones e helicópteros, nenhum rastro do menino foi achado durante quase quatro anos.
Somente em novembro de 2024, os restos mortais do garoto foram encontrados por vaqueiros em uma área de difícil acesso. Em março deste ano, a polícia informou que o inquérito havia sido concluído. O documento aponta que Davi se perdeu na mata e morreu de causas naturais ou devido a algum acidente.
A mãe do garoto contestou a versão da polícia e apoio do MP-BA para que haja uma revisão na investigação. Após a finalização do inquérito, o órgão informou que requisitou acesso à íntegra de:
todas as medidas cautelares realizadas;
laudo de reprodução simulada dos fatos;
laudo do local em que a ossada foi encontrada;
confirmação de que todas as diligências anteriormente determinadas foram realizadas durante a investigação.
Cronologia entre desaparecimento e encontro dos restos mortais
Davi tinha 12 anos quando desapareceu, em Itiúba
Bélit Loiane/g1 BA
👉 Davi Lima desapareceu no dia 28 de março de 2021, no quarto dia de viagem com os pais. A mãe dele, Lilia, que trabalha como fotógrafa, foi contratada para fazer um ensaio com um casal;
👉 A mãe do garoto deixou o filho com a irmã e voltou em menos de duas horas, mas Davi já tinha desaparecido;
👉 Logo após descobrir que o filho tinha sumido, os pais, vizinhos e familiares começaram as buscas. Lilia e o marido, Edson Alves, procuraram incessantemente pelo garoto em uma área de mata, mas não encontraram;
👉 Dias após o desparecimento, uma equipe do Corpo de Bombeiros, além de cães farejadores e helicópteros, também foram ao local, mas apenas a sandália que Davi usava foi achada;
👉 No entanto, os bombeiros deduziram que a sandália do menino foi implantada no local. Primeiro porque várias pessoas passaram por lá antes e não viram. Também porque os cachorros foram até a sandália e voltaram, apontando que o cheiro de Davi não prosseguia para a mata.
👉 Na época, a polícia relatou aos pais do garoto que o provável é que Davi tinha sido sequestrado entre a casa da irmã de Lilia e da mãe dela, que é menos de 300 metros.
👉 Durante três anos, não houve novidade sobre o menino desaparecido.
👉 Em novembro do ano passado, restos mortais foram localizados por vaqueiros em uma área de difícil acesso em um povoado na zona rural da cidade.Em janeiro deste ano, a polícia confirmou que o material era de Davi.
LEIA TAMBÉM:
Ossada do menino Davi foi encontrada a 3 km do local onde ele desapareceu
Veja contrapontos entre questionamentos da família de menino desaparecido na Bahia e investigação policial
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻