Comitê de vereador é alvo de assalto em distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador
26/10/2024
Caso aconteceu no comitê de Manoel Jacaré (PP), na Rua Bom Jesus, no distrito de Monte Gordo. Comitê de vereador eleito é alvo de assalto na Região Metropolitana de Salvador
O comitê de um vereador foi alvo de um assalto, neste sábado (26), no distrito de Monte Gordo, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com informações da Polícia Militar, agentes foram acionados para atender uma ocorrência de roubo no comitê de Manoel Jacaré (PP), na Rua Bom Jesus.
Uma das vítimas disse para a equipe que homens armados invadiram o espaço, onde ocorria um evento, e levaram itens de todas as pessoas. Segundo o relato, os suspeitos estavam fortemente armados e agiram de forma rápida, fugindo na sequência.
Os policiais militares realizaram rondas na região, com o objetivo de localizar os suspeitos, mas nenhum deles foi encontrado.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que três homens encapuzados entram no local e apontam armas para as pessoas. Eles ainda entraram em uma picape que estava estacionada no espaço e levam itens que estavam no veículo. A PM não informou se o carro foi levado.
A produção da TV Bahia entrou em contato com a Polícia Civil para obter mais informações sobre o crime e aguarda retorno.
Por meio de nota, Manoel Jacaré (PP) informou que ninguém se feriu e agradeceu as manifestações de solidariedade. Ele foi reeleito nas eleições municipais de 2024, com 1.657 votos.
Manoel Jacaré (PP) emite nota sobre assalto em comitê
Reprodução/Redes Sociais
Disputa em 2° turno pela primeira vez
Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), é uma das quatro cidades brasileiras que terá a eleição municipal disputada em dois turnos pela primeira vez. A lista é composta também por por Imperatriz, no Maranhão, Sumaré, em São Paulo, e Palmas, no Tocantins.
Tratam-se de municípios que alcançaram a marca mínima de 200 mil eleitores — número necessário para que o pleito eleitoral tenha uma segunda votação, caso nenhum dos candidatos obtenha mais de 50% dos votos.
Em Camaçari, o segundo turno será disputado entre Caetano (PT), que obteve 49,52% dos votos na primeira votação, e Flávio (União), que ficou com 49,17%. A disputa contou com seis candidatos no total e foi a última de todo o Brasil a ter a apuração concluída.
Veja lista dos 23 vereadores eleitos em Camaçari em 2024
Oposição ao governo da Bahia vence em 13 das 20 maiores cidades do estado
Confira a situação nas demais cidades estreantes:
Imperatriz (MA)
O segundo turno será disputado entre Rildo Amaral (PP), que somou 35,37% dos votos, e Mariana Carvalho (Republicanos), que teve 26,56%
Sumaré (SP)
O segundo turno será disputado entre Henrique do Paraíso (Republicanos), que obteve 44,41% dos votos, e Willian Souza (PT), que somou 31,50%
Palmas (TO)
O segundo turno será disputado entre Janad Valcari (PL), que conquistou 39,22% dos votos, e Eduardo Siqueira Campos (Pode), que teve 32,42%
Nenhum deles é candidato a reeleição. Em todos os municípios, a votação será no dia 27 de outubro.
Última cidade a concluir a apuração
O resultado inédito da eleição em Camaçari só foi revelado às 23h55, quando o segundo turno estava matematicamente definido. A cidade baiana foi a última do país a concluir a apuração dos votos por conta de problemas com as urnas, conforme indicado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Caetano, do PT, e Flávio, do União Brasil disputam prefeitura de Camaçari
Redes sociais
Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
Sheila Lemos vence na urna em Vitória da Conquista, mas ainda não pode ser considerada eleita; entenda caso 'anulado sub judice'
José Ronaldo é eleito prefeito de Feira de Santana pela quinta vez
Veja a porcentagem dos derrotados em Camaçari:
Oswaldinho (MDB) - 0,71%;
Cleiton (Novo) - 0,44%;
Lazinho (PMB) - 0,09%;
Cleiton Santos (PCO) - 0,07%.
Quem são os candidatos no segundo turno em Camaçari
Caetano (PT)
Caetano é o candidato do PT à Prefeitura de Camaçari
Divulgacand
Caetano já governou a Prefeitura de Camaçari em dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Agora, tenta retornar à prefeitura ao lado da Pastora Déa como vice-prefeita. O ex-prefeito representa a "Coligação da Mudança", com os partidos Avante, PSB, PSD, Solidariedade, PODE e a federação composta por PT, PCdoB e PV.
Flávio (União Brasil)
Flávio vai disputar o segundo turno contra Caetano em Camaçari
Felipe Oliveira/TV Bahia
Apoiado pelo atual governo, Flávio é vereador e tem 44 anos. Ele encabeça a coligação batizada como "Pra Frente Camaçari", formada por União, PP, PRD, PL, PDT, Republicanos e pela federação PSDB/ Cidadania. O político é também fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Segunda maior economia baiana
Camaçari tem a segunda maior economia da Bahia, atrás somente da capital do estado. O município abriga o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) local de 2023 foi de R$ 33.971 bilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Pólo Petroquímico de Camaçari
Rafael Martins/ Arquivo Sistema FIEB
O Polo Petroquímico, fundado em 1978, tem mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústrias de pneus, celulose solúvel, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, fármacos, bebidas e serviços. Os empreendimentos empregam cerca de 40 mil pessoas.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos das Eleições 2024 💻