Vídeo mostra momento que segurança de banco atira em cliente durante discussão na BA; vítima morreu e suspeito foi preso
04/04/2025
(Foto: Reprodução) Testemunhas contaram para polícia que profissional teria reagido após ser agredido. Caso ocorreu dentro de agência em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Câmera de segurança registra discussão em agência bancária que terminou com cliente morto
Um vídeo mostra o momento que o segurança de uma agência bancária atira em um cliente, na cidade de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. O caso aconteceu na quinta-feira (3), o suspeito foi preso e a vítima morreu.
Segundo a Polícia Civil (PC), o segurança de 35 anos, identificado como Jeanderson de Souza Santana, atirou após uma discussão, que não teve a motivação detalhada. O cliente foi identificado como Sidnei de Souza Azevedo. O suspeito alegou legítima defesa. [Veja íntegra da nota da defesa dele no final da reportagem]
Testemunhas contaram para a polícia que a vítima discutia com o gerente da agência, localizada no Centro do município. Em seguida, o segurança interveio na situação e os dois começaram a brigar.
Vídeo mostra momento que segurança de banco atira em cliente durante discussão
Reprodução/Redes Sociais
Ainda conforme relatos das testemunhas, em determinado momento, Sidnei de Souza Azevedo agrediu o profissional, que atirou contra ele. O momento foi flagrado por uma das câmeras da agência.
O homem chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para necropsia.
Conforme divulgou a Polícia Militar (PM), o segurança foi levado para a delegacia da cidade, onde o caso foi registrado. Ele segue à disposição da Justiça.
"As imagens permitem ver que eram dois seguranças e a vítima estava desarmada. No nosso entender, poderia ser contido de forma mais técnica, sem uso de arma de fogo", disse o delegado Euvaldo Costa, responsável pelo caso.
Segurança de banco que atirou em cliente vai passar por audiência de custódia
A atividade de segurança privada é fiscalizada pela Polícia Federal (PF). As empresas de vigilância precisam passar por um processo de renovação de autorização de funcionamento a cada dois anos. Os vigilantes obrigatoriamente também têm que fazer atualização profissional a cada 24 meses.
"Nós não podemos partir para uma abordagem de uma pessoa armados. Isso é uma técnica de segurança. Uma arma de baixa letalidade neutraliza a situação, evita uma catastrofe e dá uma resposta à sociedade. Então, essa é uma saída", afirmou Silvio Oliveira, gestor de segurança privada.
Através de nota, a Caixa Econômica Federal lamentou o caso e disse que presta solidariedade à família do cliente. O banco informou ainda que a equipe da unidade acionou Samu para socorrer Sidnei Azevedo e que vai fornecer informações para cooperar com as investigações da polícia.
A família de Sidnei preferiu não gravar entrevista, mas disse que ele passava por problemas psiquiátricos desde a morte do pai, há nove anos.
Vídeo mostra momento que segurança de banco atira em cliente durante discussão
Reprodução/Redes Sociais
LEIA MAIS:
Homem é preso suspeito de matar idoso durante tentativa de assalto na frente de clínica veterinária na Região Metropolitana de Salvador
Homem é preso suspeito de matar amigo a facadas no extremo sul da Bahia
Vizinho é preso suspeito de matar professor de boxe após briga por causa de estacionamento em Salvador
O que diz a defesa do segurança
"A defesa do Sr. Jeanderson de Souza Santana vem, por meio desta, esclarecer que seu assistido agiu dentro dos limites da legalidade. No exercício de sua função como vigilante, ele interveio diante de um cliente descontrolado que ameaçava e agredia os atendentes da Caixa Econômica Federal. Ao tentar conter a situação, também foi agredido com um soco no rosto pelo referido cliente, que partiu para cima dele de forma violenta.
Diante da possibilidade de ser desarmado, ter sua própria vida colocada em risco, bem como a vida dos atendentes e demais clientes, o Sr. Jeanderson realizou um único disparo com o intuito exclusivo de conter a injusta agressão. É importante destacar que não houve, em momento algum, a intenção de matar, mas sim de preservar vidas, agindo, portanto, em legítima defesa própria e de terceiros.
Reiteramos que o Sr. Jeanderson é um trabalhador honesto, pai de família e homem íntegro, que jamais teve a intenção de tirar a vida de qualquer pessoa. A atuação dele refletiu apenas no cumprimento do seu dever e o compromisso com a segurança de todos os presentes".
Homem morre após ser baleado em agência bancária na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻